<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d14068495\x26blogName\x3dPa%C3%ADs+Barros%C3%A3o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://barrosao.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://barrosao.blogspot.com/\x26vt\x3d4656083727297610788', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, agosto 02, 2005

Hà oui ça và???








È pena que sò me tenha lembrado a esta altura do calendàrio de recordar-vos que estamos na època do ano de pronunciar o nosso dialecto de Verao ou pelo menos de tentar entende-lo.
È verdade meus amigos .
Eu tenho pensado atè em criar um dicionàro para que os nossos conterrâneos se possam entender com certa gente mas o problema è que cada ano me aparece vocabulàrio novo e eu nao apanho a passada.
Sim senhor... este dialecto de que vos falo è muito rico gramaticalmente e progride muito ràpidamente apesar de ter sò uns 45/50 anos aproximadamente.
E vocês perguntam: de que de que raio de dialecto estàs tu a falar anairam?
Hò meus senhores concerteza que vos falo do francolês.
Nao conhecem???
Pois calaro que sim ....
Quem nao tem na familia um membro ou mais que nao fale este idioma???
Quem nunca um dia se cruzou com um individuo que ao comprimentar-nos nos disse:
"- Olà fulano¡¡¡ ça va???"
E um gajo pensa :o meu nome eu entendo ...mas... que caralho serà "ça va???"
E claro se um homem for mau pensador vai pensar que o gajo està a falar em còdigo e "ça va" ao contràrio è vaca.
Sendo o macho da vaca o boi, um gajo è obrigado a pensar logo:
Este filho da puta està a chamar-me corno.¡¡¡
E tràz... logo um murro nos cornos e consequentemente problemas claro.
Ou por exemplo:
Um gajo destes entra em nossa casa e um individuo oferece-lhe de comer e beber .
Imaginem que o gajo nao lhe apetece e diz "no merci ".
E um gajo pensa que o individuo nos fez alguma pelas costas jà que entende : nao mereci.
Mas nao mereceste o quê???
Armamos logo uma confusao do caralho.
Assim que como quando o gajo diz "ça va pà" a meio da refeiçao.
Sabe-te à palha???
Olha o animal diz que o estufado que faz a minha Maria sabe-lhe à pallha.
Pronto ... leva logo com a caneca do maduro nas trombas nao è???
Ou:
Vê um filho nosso e pergunta "ai que jolie¡¡¡ parace-se ao pai¡¡¡ coment s'apele???"
Olha... este gajo està a chamar-me javali.???
E diz que o puto se come sem pele.
Tù queres ver que o burro agora è canibal???
Ou quando dizem por exemplo:
"- O meu patron è um bocado forreta hà 3 anos que ganho o mesmo nunca me monta.
"Pelo contràrio o da minha mulher c'est um'a boa persone sò este ano jà a montou duas vezes e ainda lhe dà gorjeta."
E claro um gajo è obrigado a pensar que o individuo è corno manso e ainda por cima gosta de homens.
Ou:
"-Hò pà o meu carro è uma màquina ¡¡¡¡¡ "
"-Olha assim que prendi a auto route montei-o logo a 150."
E claro um gajo pensa que o homem deve ser policia là na França e que prendeu um tarado sexual por ter montado 150 gajas
mas....
Onde è que entra o carro nesta història???
Quando por exemplo um gajo està no cafè e ouve:
"-Posso ter um cafè???"
"-mas com açucre do regime"
Que chique o gajo quer ter um bar sò para ele mas com açucar do regime isso eu nunca chegeuei a entender o que è.
Ou:
Quando pedem um "biftèc avec des frites" cada vez que se sentam num restaurante para comer.
Claro que como passam todo o ano a comer a "cascute" que defenido por eles è uma "baguette com jambon" è claro que têm que variar porque a "cascute" por muito boa que seja ao fim de 3 ou 4 anos começa a enjôar... penso eu.
E por ai adiante coisas que um gajo nunca consegue entender como:
A casa con janelas para dentro e" fenetres" por fora¡¡¡¡
Alô ¡¡¡
Ça fais rien¡¡¡
A viage "cest très fatiguè"¡¡¡¡
Bota-me ai um pastis¡¡¡
Hô là là¡¡¡
Conbien quanto custa???
Le feu rouge¡¡¡
Tê toi¡¡¡
E muito mais que nao me recordo agora.
Pois sim meus amigos muito boas fèrias e um belo Verao para todos.
E jà agora muito cuidado com estes animais na estrada porque eles em "la France" andam todo o ano em "mètrô" e "RR" e para eles conduzir nas fèrias è como praticar um desporto radical .
Assim que apartem-se todos que passam os "avèc's" que parece que foram todos paridos pelo "Alain Prost".

Boas Noutes
e muito cuidado.........




12 Comentários:

Em 03 agosto, 2005 11:29, Blogger Brejnev disse...

Ah oui, cest un trés bon post ce ça...

 
Em 04 agosto, 2005 17:24, Anonymous Anónimo disse...

5*****, tipo michelin

 
Em 29 agosto, 2005 18:37, Anonymous Anónimo disse...

Ola!!

Gostei imenso do teu post!
Tb faço parte dessa raça "abec" ou "troll", mas detesto as pessoas que nao sao capazes de distinguir o Portugues do Francês...
Essas pessoas nem sabem falar francês nem Português... é uma tristeza!

B'jokas (bisou)

Klo-caina

 
Em 20 novembro, 2005 22:23, Anonymous Anónimo disse...

coisa boa no blog so a gostosa de calcinhas amigo do brasil.

 
Em 20 novembro, 2005 22:26, Anonymous Anónimo disse...

coisa boa no blog so a gostosa de calcinhas amigo do brasil.

 
Em 11 fevereiro, 2006 01:06, Anonymous Anónimo disse...

Enfim.... sou tb dessa "raça"... mas antes disso fui da "tua" raça...
Bem, pelo menos fizeste-me rir. lolllll
PS: Bom blog! Go on!

 
Em 15 fevereiro, 2006 10:50, Anonymous Anónimo disse...

Adorei o teu post, e tens muita razao! Fizeste me rire imenso!
Um beijinho

 
Em 25 fevereiro, 2006 16:48, Anonymous Anónimo disse...

eu estou na frança e acho que os accidentes sao mais por culpa dos que vivem ai porque esta habituados a andar no meio da estrada,mas tirando isso queria dizer que e 1 blog muito bom.parabens e claro nao se pode dizer mal dos imigrantes porque sem nos o que seria montalegre

 
Em 01 fevereiro, 2007 02:51, Anonymous Anónimo disse...

best regards, nice info Black tie bingo rotary club of lethbridge i didrex

 
Em 17 fevereiro, 2007 03:50, Anonymous Anónimo disse...

Enjoyed a lot! »

 
Em 21 agosto, 2007 16:39, Anonymous Anónimo disse...

por falar em francolês aqui vai uma historia: Há muito muito tempo o Sr. chamado Maximino (infelizmente já falecido) e outros que se encontram em França já a algum tempo resolveram pregar uma partida a um "novato" (cujo nome peço desculpa mas já não me recordo)mandaram a probre criatura comprar frangos assados, mas ficaram a porta para gozar o pratinho. O pobre coitado chegou e pediu "um frango assado se faz favor" ao que a empregada respondeu "Na pas" e ele respondeu "então se está na pá, eu espero um bocadinho" e sentou-se á espera que o frango assa-se e o pessoal cá fora a gozar. Passado um bocado vendo que já não havia mais ninguem para atender voltou a dirigir-se a senhora e novamente voltou a pedir o dito cujo e a moça respondeu "Nas pas, Monsieur", o moço danado disse-lhe "-Fod...então há bocado estava na pá e agora ainda esta cru!!! Vai-te fod..." E saiu porta fora aonde os outros o esperavam mortos de riso. Não se faz mas que e giro é ou não estivesse o Maximino metido nisto....

 
Em 22 dezembro, 2007 18:04, Anonymous Anónimo disse...

Isto de se rir das pessoas que emigraram é muito feio,nao porque nao é verdade que aconteçam coisas como as que aqui se contam,mas eu jà vi muitos criticos como o contador destas anedotas que seis ou sete meses depois de viver em França dizia as mesmas avecoladas

 

Enviar um comentário

<< Inicio