<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/14068495?origin\x3dhttp://barrosao.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, julho 11, 2005

Històrias de uma aldeia do coraçao de barroso

Meus amigos,a aldeia de que falarei em vàrios blogs que irei escrevendo ao longo da minha participaçao nao terà nenhum nome concreto dado que fui criado nela e me intressa manter o meu anonimato, assim que hoje lhe chamaremos "a corga",outro dia "cima de vila"e etc.

Ora na "corga" sempre hove e haverà uns individuos que sao artistas na arte de pregar partidas e troçar dos outros,assim que no arrabaldo d'àlem vivia um sabidola que dando pelo nome de Zè da Lùcia gozava com qualquer um que se lhe puse-se a tiro.

Um dia o Becino que na realidade nao sei o seu verdadeiro nome estava para ali na varanda a descansar jà que chovia e o tempo nao lhe prmitia sair para labutar no seus campos quando deu conta que a torrente de àgua que tinha passado com a chuvada arancara 3 ou 4 paralelos da calçeta recem estreada pelo povo já que vos falo de hà uns 20 anos atràs .


Bem , o caso é que o homem ao ver aquilo disse:ho caralho a "txoiba" arrancou os paralelos????"eu bi logo que as carradas de litros de binho que traziam òs calçeteiros num iam dar in bem, olha entxer as bentas de maduro òs menhotos isso è um crime e agora quem arranja isto ? o becino claro.... exclamou ele.


E com tudo isto lá calça as botas e aproveitando um bocanho poe-se a arranjar a calceta ajoelhado no chao e apoiado numa mao sustentando na outra um paralelo que lhe servia de martelo. Com tudo isto passava por ali o macaco do Zè da Lùcia que vinha de "balcobo"de encarreirar as águas jà que era Maio e nao fossem elas dar cabo do feno. O Zé ao ver o Becino asim de joelhos diz : hó repàz estás mesmo a jeito p`ra lobar um'a enrrabadela".

O Becino levantando a cabeça exclama."anda p'rà frente que t' assapo c'o calhau nos cornos que t'afodo".
O da Lùcia como era macaco vai e trepa o Becino muito suavemente na mao que tinha apoiada na calçeta sorrindo com cara de quem diz se quise-se agora lixava-te, mas o Becino como tambem nao era quem se pintava poe-se a olhar de canto com ar de quem nao ligou ao outro e disfarçadamente mirou bem o pè do da Lùcia e vai com o paralelo que segurava na mao e assapa -lhe um estouro ....

Por um bocado ficaram os dois muito calados e passado um momento diz o Becino p`rò outro:" estàs contente agora filha da puta?à tua conta esmaguei 4 dedos p'ra que tirastes o pè?? ; olha nesta altura o que m' abia d' aconteçer; agora bem a segada do feno e num posso ir dar dias a ninguem là bou ter que meter o meu sozinho; era matar-te.

O da Lùcia vira as costas e rindo-se sem dizer nada seguiu o caminho para casa que de certeza tinha jà a merenda à espera e là ficou o outro lamentando-se das suas desgraças à vizinhança enquanto a Olimpia o curava desifectando-o com agua-ardente enquanto este gritava: "ha puta do caralho,bota pouca q' ela està cara ; as que n'um lobou o outro inda as bais lobar tú ;tù num bês que a paguei a quatro notas in aneilhe" .

E assim ficou o Becino lixado para dois meses ainda que os vizinhos lhe meteram o feno e lhe fizeram o trabalho que fez falta porque assim sao os da "corga" gente humilde e unida porque esta è a terra de melhor gente do concelho disso nao tenham dùvida.


Boas noutes ,fiquem bem e mais uma vez desculpem a falta do til e algum erro ortogràfico ou gramatical que possam encontrar.

10 Comentários:

Em 12 julho, 2005 11:54, Anonymous Anónimo disse...

podias por era uns paragrafos que se torna melhor de ler....

Mas parti-me a rir com isto

 
Em 12 julho, 2005 17:11, Blogger Anairam disse...

bem eu jà avisei que pode haver herros gramaticais eu nao sou o Sr. Bento da Cruz.De qualquer modo fico contente por teres gostado isso incentiva-me jà que tenho muitas histórias destas para contar. Obrigado

 
Em 13 julho, 2005 14:15, Anonymous Anónimo disse...

Oh pá tu és de parafita....
~
Bela história!!!!

 
Em 13 julho, 2005 16:13, Blogger Anairam disse...

dou da freguesia de viade nas cido e criado gostaste? ainda bem .Obrigado

 
Em 13 julho, 2005 16:28, Anonymous Anónimo disse...

Quem serás artista?

 
Em 13 julho, 2005 19:59, Blogger Anairam disse...

ha isso sò deus sabe

 
Em 13 julho, 2005 20:01, Blogger Anairam disse...

ao canadiano sò lhe digo que sou um grande amigo seu e que jà agora haver quando vens à "corga" que o pessoal jà tem saudades tuas

 
Em 14 fevereiro, 2007 16:18, Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Em 25 abril, 2007 14:59, Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Em 23 agosto, 2007 12:30, Anonymous Anónimo disse...

O NOME DELE É ABECINO PROFETINO PIRES. MAS DE CERTEZA QUE SE PERGUNTASSEM TALVEZ AOS VOSSOS PAIS OU AVÓS QUEM SABE, ELES SABIAM DE CERTEZA!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Inicio