<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d14068495\x26blogName\x3dPa%C3%ADs+Barros%C3%A3o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://barrosao.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://barrosao.blogspot.com/\x26vt\x3d4656083727297610788', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quinta-feira, julho 28, 2005

A falsa morte do "Sepinola"



Antiguamente na "corga" havia dois comercios a "loja" do Penedo e a "loja" do Guerreiro .
Hoje contarei uma història da "loja" do Penedo que como se encontrava no centro da povoacao era a mais solicitada pelos "corguenses" por ser de mais fàcil acesso principalmente no regresso a casa .

Ora como nao podia deixar de ser um dos participantes desta història era precisamente o jà famoso Zè da Lucia entre outros.

Na "corga " havia um rapaz que ao ser um pouco atrasado dependia um pouco do cuidado da sua mae ( a tia Preta) que sendo uma mulher de armas era tambem uma mulher de peso jà que viùvou bastante cedo e ficando carregada de filhos teve que se espavilar para poder crià-los.

Ora um domingo à tarde estava a comandita do arrabaldo d'alèm nao loja do Penedo a tomar as cervejas da praxe jà que era a bebida dos domingos que ao dia de semana bebia-se vinho e era quando o havia .
Resulta que apareceu ali o "spinola" que sendo tambem do arrabaldo os outros nao lhe faziam grande caso pela (faltita) que tinha.
O rapaz com os copos atè era engraçado o problema era que o individuo andava sempre um pouco falto de capital para envestir .
Quando apanhava algum tostao corria ao Gurreiro ou ao do Penedo e investia-o em acçoes liquidas da Adega & Cooperaativa do Vidago atravès do dono da tasca.

Bem là estava o "spinola" a degustar com os olhos a cerveja que os outros bebiam quando o "terrivel" Zè da Lucia se lembra de mandar fazer um "cai-bem " ao velho do Penedo.
-"Hò ti joao faça-nos ai um cai-bem fresquinho c'agora e'stàqui o Manel (sepinola) que tamèm bota um pènalt".
"-Botas ou n'umbotas Manel?".
Perguntou o da Lucia.
"-Caralho".
Respondeu o outro como quem diz jà devia cà estar.

Bem o do Penedo armado em Bar-Men prega com 2L de vinho dentro de uma caneca, duas cervejas ,e acaba de encher aquilo com minhotos (doçes pequenos e redondos muito duros que se usavam nas tascas), pega numa colher de pau e desfaz os doçes no vinho e na cerveja .
Aquilo parecia um cocktail .
Poe a caneca em cima do balcao ,quatro tijelas e diz:
-"Ò repazes isto jà està bamos a ele senao aquece".
Os outro enchem as tijelas e botam aquela mixòrdia aos queixos .
Mas a especialidade do velho do Penedo passar no nò das couves è mentira.
Claro aquilo desfez-se e ficou como em pò e è evidente que na garganta nao passava .
Nenhum bebeu.
Mas o "spinola" como era catedràtico e todo-o-terreno no mundo da còpofonia botava naquilo como se fosse àgua.
Ora os outros riam-se claro.
E o amigo era malga cheia malga vazia.

"Ora inde là p'ròcaralho num prestais p'ra nada ".
Dizia o velho do Penedo como que ofendido por a malta nao beber a especialidade da casa.

Bem o "spinola" virou a caneca e como è evidente apanhou uma puta de se lhe tirar o chapèu .
Nao è brincadeira aquilo eram p'ràì 3L de alcool concentrado e ainda por cima quente jà que a arca frigorifica da loja do Penedo era o rêgo da àgua que passava na rua e como a clientela nao tinha avisado ele nao estava preparado para tamanha invasao dominical.

Bem o" spinola" como jà nao se sustentava em pè resolveu aproximar-se do canastro ao outro lado da rua para se encostar haver se assim se podia enquadrar com caminho para ir de carreira aberta para casa porque quando estava pingueiro sò corria nao andava porque tinha medo de cair e eu nao sei como fazia mas a correr o pingolas nao caia.
O caso è que logo ao primeiro passo bate de patas ao ar contra a parede da horta e meus amigos aquilo foi como se tivesse ganho raizes ali ficou como um tronco sem dar acordo.

O da Lucia ao ver o "spinola" por morto de que se lembra???
De lhe improvisar um velòrio ali mesmo.
Vai dentro da loja pede quatro velas ao do Penedo e com uma saca da raçao transparente fez-lhe o manto ,com uma lata de salsichas vazia a caldeireta da àgua benta ,e as velas uma em cada canto .
Ora aquilo no Verao e às 11h da noite impressionava um bocado .
Naquilo vem a Preta saber do filho pela rua abaixo e os outros ao ouvi-al ali por perto da casa do Pdr.Manuel esconderan-se.
Ora a mulher quando chega à esquina e se depara com o espètaculo assustou-se e dando um salto para tràz diz:
-" ai jajus senhor ele q'uiè isto???"
Mas como vos tinha dito antes que a Preta era uma mulher de armas e destemida foi-se chegando para a frente para ver quem era o "morto".
Ao ver quem era diz:
-"Creis ber q'uèomeu ÈGUA???????".
-"Òòòò`èèègguuaaa do caralho quem t'fodese esses còrrrrnos filha da puta ès a desgracia da minha bida .
-"Poe-t'apè bentas de cona q'uete mato".
E là se levanta o "spinola " e agarrado a mae là chegou a casa a cambalear .
Sentou-se à porta e ali ficou atè às tantas da manha a curar a zina .

Quanto aos outros là foram seguindo a Preta e o "spinola" escondidos e rindo-se como tolinhos da pripècie que o diabo do da Lucia tinha montado.

Quanto aos cai-bem nao me lembro de que o velho do Penedo tivesse preparado mais nenhum jà que a història nao reza a esse respeito.
Deve ter guardado a receita no seu livro particular de receitas entitulado:

" Receitas de cocktail's para um domingo à tarde"

Boas Noutes

4 Comentários:

Em 29 julho, 2005 14:50, Anonymous Anónimo disse...

a vida traz-nós destas coisas.

 
Em 29 julho, 2005 18:17, Blogger Anairam disse...

anonymous manda-me o teu email para o mail do blog que presiso confidenciar-te 4 coisas obrigado

 
Em 02 agosto, 2005 11:47, Anonymous Anónimo disse...

Deixa la o menino.

 
Em 26 outubro, 2005 21:43, Anonymous Anónimo disse...

anairam: continua, porque estas a fazer um trabalho de rara qualidade.

 

Enviar um comentário

<< Inicio