O "mordomo" reencidente.
Nas grandes romarias da "corga" sempre foram precisos homens de barba rija e pêlo na venta para organizar as festividades em honra da Nsa. Senhora da Saùde , do S. Romao , e ultimamente de S.Lourenço tambèm .
Claro... com isto dos santos nao hà que ficar curto porque assim se nao è um a fazer o favor è o outro e assim nunca ficamos desatendidos nas horas de desespero.
Bem ...
A coisa è que pela comissao de festas jà passaram quase todos os homens do povo .
Digo quase todos porque hà um que è reencidente pelo menos de três em três anos.
Este individuo como bem sabeis è o Zè da Pica um homem como nao hà outro para encabeçar a dianteira da organizaçao das nossas festas.
Um homem que com quatro tostoes faz da nossa festa uma das festas mais importantes do concelho e arredores.
È verdade... o individuo tem uma capacidade impressionante para gerir o capital adiquirido atravès dos pedidos feitos normalmente ao domingo e que começam no cafè do Dias e acabam no Chico da Lama da Missa .
Tem um modo de cativar os creentes que lhe chega a depenar a carteira em pouco tempo .
Os que encontra de manha no Dias normalmente sao os mesmos que vê à tarde no Chico.
E è claro que chega a pedir a esmola duas vezes ao mesmo individuo e hà algum que às vezes contribui duas vezes jà que tal como o Pica nao se lembra do que fez pela manha.
O primeiro comprimento que lhe dà è logo um cachaço bem puxado que è p'ro creente ver que o homem està a pedir com fè.
-" Ò fulano d'àì 25 euros p`rà festa da "corga".
-"Tù que queres ???... p'ràdaminha terra n'umdestes nada bai là pedir'ò caralho".
Tràz ....tràz .... logo dois cahaços mais para aclarar as tendências catòlicas ao idividuo.
-"Bais'aqui dar 5 contos à santinha e inda pagas um copo, borra botas do caralho."
E diz para o seu escrituràrio particular que normalmente apartir da 11h da manha jà nao sabe onde deixou a caneta nem vê as linhas do cuaderno .
-" Ò fulano apont'àì 5 contos deste"
-"Ò raist'partiram u'ndpûs o caralho da caneta???"
-" Jà a perdeste filha da puta??? se bubeses merda sabias d'onde a tinhas??? n'um era ???"
-" Aponta de memòria cara de caralho."
Diz o Pica jà lixado ao ver que o parceiro jà bebeu tanto como ele.
Bem o caso è que ele consegue dinheiro para realizar as festividades ainda que começe a pedir em Janeiro e termine depois da festa que se realiza no segundo domingo de Agosto.
O Pica è uma figura mediàtica da festa ele ainda que nao seja mordomo sempre gosta de ajudar porque de certa maneira ( e desculpem-me os "corguenses" ) a festa è dele .
As vezes chego a pensar que o individuo tem mais importância que o pròprio S. Romao.
E vocês perguntarao porquê ?
Ora eu paso a explicar.
Ora o nosso amigo è a ùnica pessoa que perde meio ano de domingos a pedir para a festa.
Ele è quem nos acorda o dia da festa atravès dos altifalantes para nos anunciar o inicio das mesmas ( nao estivesse ele todo o ano à espera desse dia para poder brilhar um bocadinho).
È ele quem na hora da missa anda aos estalos aos crentes para que nao adormecam a meio da celebraçao.
È ele quem leva a bandeira do S. Romao atè ao alto e regresssa com ela à capela.
Sem dùvida alguma que depois de almoço è o Pica que se poe no palco e empunha o micròfone para anunciar outra vez o inicio das festas e fazer o respectivo "arremate" dizendo:
-" Ora 50 uma .........50 duas........ "
E antes de dizer 50 três diz:
-" Ò repaziada estes imigantes es'tano bêm todos tesos, eu por esta ourilheira daba ò menos oitènta euros"
-"Ora'atao dou-lhe um'a ,dou-le duas e dou-lhe três e bai p'rò demingos do preto".
È tambem o Pica que faz questao de avisar quando os carros estao mal estacionados .
Com a sua capacidade de sensibilizar os donos destes e entrar-lhe no coraçao quando diz agarrado ao seu amigo micròfone:
-"Ora atançao":
-" Eu sò cria saber quem foi a besta que deixou o carro à intrada da eira"
-"Porque aquilo meus amigos nao è um chaufer aquilo um'a besta".
E muito sensibilizado là vai o dono retirar a sua viatura.
È o amigo Pica que sem dùvida faz com que nos lembremos que temos um quartel de bombeiros em Montalegre .
Porque quando o fogueteiro è ele eu fico admirado.
O homem tem uma pontaria que è qualquer coisa fora do normal.
Ele è capaz de lançar o fogo com os olhos fechados e acertar com uma cana por exemplo no meio do recinto da festa, numa eira de medas de palha , num palheiro, num restrolho, num lameiro de feno cortado e sêco, ou em qualquer lugar de fàcil combustao.
Resultado o homem acerta em tudo menos na barragem porque tem medo de dar com as canas na cabeça às trutas e que logo nao venham por ai os da Sociedade Protectora de Animais pôr alguma multa por agressao com arma branca .
È evidente que è nestas horas que todos os presentes se lembram que temos a Corporaçao de Bombeiros Voluntàrios de Montalegre e consecuentemente o dono da propriedade se lembra da mae do Pica.
Bem e quase no fim da festa chega o momento mais esperado .
O discurso anual do Zè da Pica .
Aclamado pelo povo sobe ao palco agarra com força o seu amigo (micròfone) e diz:
-"Bem meus'amigos a festa està feita mas boubos jà dezer aqui um'a cousa; n'umconteis comigo p'ròano porque ist'oamim n'umdà resultado ninhum sò me dà trabalho:
-"O Pica è mordomo."
-"O Pica è sacristao."
-"O Pica è o que pede."
-"O Pica è fogueteiro ".
-"O Pica o caralho."
E assim com o discurso pronunciado pelo Zè da Pica se encerram as grandiosas festividades em honra do S. Romao e alguns santos mais com um :
-" Atè p'ròano repaziada"
VIVA O ZÈ DA PICA, VIVA A FESTA DA "CORGA" E VIVA TODA A GENTE DA NOSSA TERRA.
Boas Noutes
2 Comentários:
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